segunda-feira, 28 de março de 2011

Falta de comparência a reunião

Devido à falta de comparência dos responsáveis da Gertal, Câmara Municipal e direcção do Agrupamento Vertical de Escolas Luísa Todi, a Associação de Pais enviou o seguinte mail a estes responsáveis a mostar a sua indignação, mas deixando por agora a via do diálogo aberta:

A Associação de Pais da Escola do Bairro Afonso Costa vem por este meio mostrar a sua indignação quanto à falta de comparência de vossas excelências na reunião agendada para as 9h00 do dia 28/03/2011. Estivémos entre as 9h00 e as 10h00 à vossa espera. Como sempre afirmámos estamos dispostos ao diálogo, mas fomos desrespeitados por vossas excelências. A não comparência a uma reunião que estava marcada há mais de um mês mostra a falta de importância que o senhores dão à questão da alimentação das crianças desta escola. Agradecemos que nos esclareçam quais os motivos pelos quais não compareceram.
Estamos dispostos à marcação de uma nova data para esta reunião, mas fiquem já cientes que não é tolerada por parte desta Associação mais uma falta de respeito como esta.

Estamos ao dispôr para a marcação de uma nova data por este mail ou via telefone com a Presidente desta Associação.

A Associação de Pais.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Desfile de carnaval

Decorreu na passada Sexta-feira, dia 4 de Março, o tradicional desfile de Carnaval da Escola Básica do Bairro Afonso Costa. O tema escolhido pela escola para os fatos foram as personagens dos contos infantis, daí terem havido muitas bruxinhas, brancas de neve, anjinhas, mosqueteiros e ...Os pais aderiram tendo havido sempre um público divertido a acompanhar o corso.
Para o ano há mais.
Por agora ficamos com algumas fotos:

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Resultado da Reunião com a empresa Gertal e a Câmara de Setúbal

A APEBBAC vem por este meio informar os Pais e Encarregados de Educação sobre as resoluções tomadas na reunião com a Câmara Municipal de Setúbal (CMS) - Dr.ª Celeste, Dr.ª Conceição Noronha e Dr.ª Nélia, Gertal – Dr. David Oliveira e Sr.ª Alice Marques, Director do Agrupamento – Prof. Batista, Coordenadora da Escola Básica do Bairro Afonso Costa (EBBAC) – Prof.ª Helena Araújo e os representantes da Ass0ciação – Sr.ª Maria do Carmo Araújo e Sr. Luis Crujeira, das 12h às 14h. A Associação procurou, tal como deliberado na Assembleia Extraordinária do dia 16 de Fevereiro de 2011, as questões e preocupações relativas à alimentação fornecida pela empresa Gertal, tendo-se obtido compromissos entre as várias entidades presentes compromissos que assentam numa base integrada de participação e que passamos a citar:


1.º - Face às reclamações relativas à qualidade, quantidade e apresentação das refeições fornecidas aos educandos, a GERTAL referiu que segue as recomendações dadas pelo Ministério da Educação, integradas no Plano Nacional de Alimentação Escola (PNAE) e rege-se segundo o regulamento dos refeitórios. No entanto, perante as reclamações apresentadas pela APEBBAC e pela Coordenação da Escola, esta empresa comprometeu-se em analisar de forma mais próxima e objectiva a problemática da alimentação, assentando a sua intervenção:

- Ao nível da qualidade e quantidade: equacionando novas soluções na confecção das refeições com qualidade, sobretudo quando as refeições começarem a ser confeccionadas na cozinha da EBBAC;

- Ao nível da ementa: analisar a possibilidade de alterar os menus de forma a torná-la não só saborosa como atractiva, mas sempre de acordo com as recomendações do PNAE;

- Ao nível dos Recursos Humanos: um maior controlo nos processos e procedimentos de confecção das refeições e reforço do staff durante o período das refeições;

- A Gertal vai também facultar para consulta dos pais um relatório toxicológico escolhido aleatoriamente, no âmbito das análises regulares que são feitas à comida.

2.º - Compromisso da Câmara Municipal de Setúbal:

- Monitorizar toda a actividade inerente à Alimentação no Refeitório da EBBAC;

- Exercer pressão sobre a Certiel no sentido desta entidade certificar a parte eléctrica da cozinha, sendo que o período máximo seja de cerca de um mês;

- Proceder à substituição dos bancos do refeitório;

3.º - A GERTAL face à sugestão da APEBBAC irá realizar uma Acção de Sensibilização dirigida a todos os Pais e Encarregados de Educação, no dia 1 de Março de 2011 pelas 18h30, no Refeitório. Esta acção tem como objectivos elucidar sobre os procedimentos da empresa e sensibilizar sobre a necessidade de uma alimentação saudável;



4.º - Finalmente o compromisso da APEBBAC;

- Acompanhar todo este processo, tendo sugerido uma reunião para avaliação da situação, tenso sido marcada para 28 de Março de 2011;

- Promover em conjunto com o Agrupamento Acções de sensibilização e de Informação, com o objectivo de promover uma Cultura e Educação Alimentar Saudáveis.

A APEBAC aproveitou a oportunidade de solicitar informações acerca do pedido de uma Assistente Operacional para a Portaria, tendo sido informada pela CMS que esta será brevemente colocada.

A APEBBAC agradece às entidades envolvidas na resolução das várias situações apresentadas bem como aos Pais e Encarregados de Educação todo o empenho e preocupação.


A Presidente da APEBBAC                    O Presidente do Conselho Fiscal


Maria do Carmo Araújo                                      Luis Crujeira

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Reunião de dia 17 de Fevereiro de 2011

Aconteceu nas instalações da Escola Básica do bairro Afonso Costa, ontem dia 17 de Fevereiro de 2011, uma reunião entre a Associação de Pais já constituída e pais do pré escolar. Os assuntos discutidos foram a eleição de novos membros para os órgãos sociais provenientes do novo pré escolar e a problemática da comida.
Nesta reunião sairam constituídos novos vogias e uma segunda Vice presidente, sendo esta do pré escolar.
Em relação à comida foi transmitido aos pais que irá se realizar uma reunião entre a Câmara Municipal de Setúbal, a empresa Gertal e  a Associação de Pais, no dia dia 18 de Fevereiro às 11h30m, nas instalações da escola.
Os resultados desta reunião irão ser publicados no blog, facebook e na própria escola, para que os pais possam seguir passo a passo.

Problemática com a comida

A Associação de Pais tem estado a desenvolver esforços perante a Câmara Municipal de Setúbal e a Gertal(empresa que fornece as refeições), para tentar resolver o problema relativo à alimentação. Têm havido queixas dos pais e das crianças quanto à quantidade de alimentação colocada nos pratos e a própria qualidade da mesma.
Deixo aqui a carta que foi enviada à empresa supracitada com conhecimento à Câmara Municipal de Setúbal e ao agrupamento vertical de Escolas Luísa Todi na pessoa do seu director:

APEBBAC

Associação de Pais da
Escola do Básica Bairro
Afonso Costa - Setúbal


                                                                                         

Exmo. Sr. Director
C/c: Director do Agrupamento Vertical de Escolas Luísa Todi
Coordenadora da Escola Básica do Bairro Afonso Costa
Dr.ª Celeste Paulino
Dr.ª Conceição


Setúbal, 8 de Fevereiro de 2011.



Assunto: Refeições na escola.


A Associação de Pais da Escola do Básica Bairro Afonso Costa – APEBBAC vem por este meio informar que, as refeições na escola Bairro Afonso Costa estão longe do satisfatório quer para os alunos, quer para os pais que vêm os seus filhos vítimas de uma má alimentação.

Desde dia 31 de Janeiro do presente ano que as refeições da escola estão a ser acompanhadas pelos pais para uma análise mais profunda e objectiva.

Apesar do nosso esforço e de reclamações / informações dadas à entidade camarária competente, continuamos sem obter qualquer resultado positivo ou sinais de melhoramento da confecção dos alimentos.

Assim sendo informamos que estamos dispostos e unidos para denunciar à imprensa e comunicação social local e nacional, afim de ver esta questão resolvida para bem dos alunos deste estabelecimento de ensino.

Caso este assunto continue por resolver tomaremos uma posição extrema na próxima semana junto das autoridades reguladoras competentes para este sector.


Certos da Vossa melhor apreciação e regularização deste assunto, com os melhores cumprimentos,